FOGO SAGRADO - Alinhamento Energético


O Fogo Sagrado - Alinhamento Energético, consiste numa técnica terapêutica de origem Xamanística, que trabalha na cura do organismo através da sua  reorganização e realinhamento energético, por meio da dissolução de conflitos e resistências, muitas vezes inconscientes, que causam bloqueios e desordens no  fluxo natural da integridade orgânica do paciente.

Essas desordens provocam sofrimento, transtornos psicológicos e sintomas alojados no corpo físico, paralisando o desenvolvimento da pessoa na vida.

Tanto na cura Xamanística quanto na Psicoterapia, bem como na Psicanálise, procura-se trazer à luz da consciência ditos conteúdos conflitivos e possíveis resistências, para a tomada de consciência do problema. Ao passo que o Psicanalista trabalha inicialmente na escuta e o Terapeuta do Fogo Sagrado na fala.

O Xamã fala pelo seu cliente e, dar voz aos conflitos deste, através da canalização dos Corpos Energéticos (Muu), que surgem numa emanação do paciente, como partes e facetas da personalidade que capturam, paralisam e obscurecem outras partes, abalando temporariamente a integridade do organismo.

A mencionada canalização poderá ser expressa em forma de palavras, sentimentos, gestos, muitas vezes idênticos aos do próprio cliente, o qual assiste de maneira distanciada todo o seu próprio conteúdo, ao mesmo tempo que se conscientiza dele.

Os Corpos Energéticos (Muu), não representam forças essencialmente más, e sim partes desviadas de sua função natural. Uma vez trabalhadas, retornam como colaboradoras da unidade orgânica.

Vale a pena ressaltar a existência de alguns aspectos específicos na clínica do Fogo Sagrado, reminescentes das práticas Xamanísticas,  a saber:

Fumigações: é costume a queima de ervas, tais como a sálvia, que ajuda na abertura dos caminhos e abre a mente para as boas idéias;

Invocações de Imagens Sagradas ou Nuchu:  as Imagens Sagradas são denominadas no formato clínico de Guardiões. Esses representam os espíritos protetores (seres à imagem dos homens, mas dotados de poderes excepcionais e qualidades especiais) que o Psicoterapeuta - Xamã invoca sempre que julgar necessário para auxiliar no trabalho de cura. 

Cânticos: são entoados em momentos específicos ao longo da sessão, e têm a função de trazer conteúdos relacionados a algum Guardião, reforçando suas qualidades e poderes especiais. Os Cânticos têm também seus efeitos emocionais e químicos no corpo do paciente, além de constituir numa manipulação psicológica do órgão doente, sintoma ou conflito psíquico trazido pelo paciente.

Segundo a tradição Cuna da República do Panamá, existem três aspectos que residem no Médico Indígena, e que podemos transpor para o formato clínico do Fogo Sagrado: Nele, Inatuledi e Absogedi.

Inatuledi representa o aspecto da função dos Cânticos;

Absogedi representa a função dos remédios; e

Nele representa o talento inato, ou seja, aquela visão que descobre imediatamente o problema, revelado na fase denominada de Leitura da Cura no formato clínico.

Como diz o antropólogo Levi Strauss no capítulo A Eficácia Simbólica, de sua obra Antropologia Estrutural: 

"... O Xamã, assistido por seus espíritos protetores, empreende uma viagem ao mundo sobrenatural, para arrancar o duplo do espírito maligno que o capturou e, restituindo ao seu proprietário, assegura a cura."

Podemos fazer a transposição para o formato clínico do Fogo Sagrado - Alinhamento Energético, da seguinte forma:

O psicoterapeuta, invocando as propriedades representadas pelas figuras dos Guardiões, empreende uma viagem para o interior do campo do inconsciente (terapeuta-paciente), para trabalhar as questões trazidas pelos Corpos Energéticos (emanados do paciente), submetendo esses à uma transmutação, e restituindo-os ao seu proprietário na forma de Corpos de Luz, assegurando assim a cura.

Precisamos investigar como se dá essa transmutação e a cura.


Sabe-se que o método terapêutico de cura Xamanística é consideravelmente eficaz e bem anterior aos métodos das psicoterapias nascidos à partir do final do século XIX e início do século passado. Esse predecessor, encontra no formato do Fogo Sagrado - Alinhamento Energético, sua adaptação à clínica contemporânea, sem qualquer prejuízo de sua eficácia, funcionando basicamente como uma terapia complementar.

No consultório o atendimento do Fogo Sagrado pode ser realizado por dois terapeutas.

Um terapeuta funciona como "canalizador" e o outro como "dirigente".

O Terapeuta Canalizador manifesta os corpos energéticos do cliente, que representam a sua parte em desarmonia, conteúdos  inconscientes conflitivos e autodestrutivos que estão bloqueando o seu desenvolvimento e a sua vida plena.

O Terapeuta Dirigente representa o terapeuta que irá ajudar na compreensão desses conteúdos psicoemocionais, bem como encaminhá-los para transmutação em corpos de luz, através da Egrégora que ampara o trabalho. Essa Egrégora é formada pela parte interior em nós que Sabe. É a comunhão do Eu Superior de cada pessoa e a sua conecção com a Totalidade.

Após essa transmutação, o cliente receberá um mantra que servirá como chave de acesso ao seu lado luz,   abrindo o canal e o conectando com a nova freqüência vibratória sempre que ele precisar. Esse mantra pode vir expresso na forma de uma frase ou de um guardião, que são emanações do Eu Superior para dar suporte e direção ao caminhante.


Essa técnica faz uso e ao mesmo tempo é amparada por quatro leis universais:

1) Lei do Karma;

Lei de causa e efeito onde se aplica o princípio também utilizado no KarmaYoga: desapego aos resultados das ações, e confiança na grande inteligência orgânica do universo;

2) Lei da Sincronicidade;

Baseado na vertente "física das conexões" da física quântica, e na "teoria da sincronicidade" intuída por Jung, que olha o universo como uma grande teia multidimencional e holográfica , onde cada parte expressa e interage inteligentemente com a totalidade;

3) Lei da Ressonância;

O biólogo e filósifo Rupert Sheldrake desenvolveu a "teoria da ressonância dos campos morfogenéticos" que procura explicar o fenômeno da ressonância, onde tudo que nos acontece é atraído por nós para o nosso crescimento, como se fôssemos ímãs atraindo e repelindo pessoas, situações, atitudes, emoções, pensamentos, estados de humores, etc.

Como exemplo da utilização dessa lei, podemos mencionar as terapias sistêmicas, como as constelações familiares, desenvolvidas por Bert Hellinger, que reposiciona e reequilibra as situações da família e da ancestralidade do participante, sob as perpectivas da Sincronicidade e da Ressonância.

4) Lei da Neutralidade;

Esse lei esboça bem as qualidades da Consciência interior, a Percepção Pura que se destaca da personalidade e expressa o seu não-julgamento, não-identificação, a sua confiança, desapego e entrega dos resultados nas mãos do Todo Orgânico.